terça-feira, 24 de agosto de 2010

poluição do solo

O solo que todos os dias assentamos os pés, fertiliza as sementes que nos fornecerão alimentos, serve de suporte para as habitações e outras infra-estruturas indispensável ao homem, vem sendo intensamente poluído a nível mundial.

Pode-se dizer que após a Revolução Industrial os níveis de contaminação evoluiram significamente. As indústrias tornaram-se grandes fontes de contaminação, a qual não atinge somente o solo, mas também o ar e as águas através do despejamento de substâncias químicas. Com os avanços tecnológicos surgiram os agrotóxicos, estes tornam os solos pobre, pois eliminam os microorganismos responsável por sua fertilidade, além disso, quando carregados pelas águas da chuva contaminam os lençóis freáticos e rios. Os aterros sanitários prejudicam intensamente o solo. A decomposição da matéria orgânica do lixo produz um resíduo fétido e ácido que polui o solo e as águas.

É preocupante a ação das diversas vias de transferência de poluentes, já que estas viabilizam o alargamento da área contaminada. Muitos são os casos de vazamentos de produtos prejudiciais ao solo durante os transportes destes por rodovias e ferrovias.

É evidente que existe vários resíduos que além do solo contaminam o ar e as águas, logo uma área afetada fica totalmente comprometida, ameaçando a saúde pública e os bens da população.

As tecnologias de tratamento que trabalham na decomposição do solo abragem modos térmicos, físicos, químicos e biológicos. No tratamento térmico pratica-se a mineração, no físico-químico há a lavagem do solo e no tratamento biológico introduzem-se microorganismos capazes de metabolizar compostos químicos.
Apesar da existêcia de tais métodos de tratamento é preciso é preciso a mobilização de todos no sentido de moderar o uso de certas tecnologias e melhorar as formas de recolhimento do lixo. Combater esse problemas é uma tarefa difícil e duradouro por isso sua participação é indispensável.

83 comentários:

maadar disse...

nois amamos esse texto. muito bom !
o solo fertiliza as sementes que fornecem alimentos e os niveis de contaminação do solo crescem a cada dia.

RafaelSousa disse...

Rafael Sousa

Hmm... acho que podemos ajudar a não poluir o solo, não jogando lixo em terrenos baudios, não despejando residuos toxicos no chão ou na agua pois isso um dia pode afetar o meio de vida do ser humano.
então devemos nos conscientizar de que o planeta presisa de ajuda e apenas nós podemos ajudar.

RafaelSousa disse...

ótimo texto, deviamos ter mais aula desse estilo...

RafaelSousa disse...

Os métodos biológicos baseiam-se no facto de que os microorganismos têm possibilidades praticamente ilimitadas para metabolizar compostos químicos.
dessa forma eles tratam o solo e a agua..

yngryd mimsay disse...

achei legal e acho que devemos ajudar o meio ambiente pois ele è nossa fonte de sobrevivência usando metodos naturais,fazendo coleta coletiva dentre outros!!.........

Saulo disse...

As necessidades energéticas das técnicas térmicas são, normalmente, bastante elevadas e são possíveis emissões de contaminantes perigosos. Contudo, em determinados casos, podem ser utilizadas temperaturas substancialmente baixas, levando a consumos de energia relativamente diminutos. O processo é ainda passível de minimizar outros tipos de poluição ambiental, se as emissões gasosas libertadas forem tratadas. As instalações para este método de tratamento podem ser semi-móveis, e os custos dependem, não só do processo em si, como também do teor de humidade, tipo de solo e concentração de poluentes, bem como de medidas de segurança e das regulamentações ambientais em vigor.

daniel disse...

muito bom para a humanidade pois ajuda muito as pessoas a se conscientizarem a fazerem as coisas certas. ooOOk?
gostei muito

_PK_ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
amelianny disse...

nossa kee boom!
mt massa se todos fizessem isso para o nosso planeta.teriamos um mundo bem melhor.
pooooooooooooooooor...anny

Nagila disse...

como todos nos sabemos,o meio ambiente faz parte do nosso dia-a-dia,e por esse motivo devemos preserva-los,e tambem o solo,pois é dele q nascem as plantas q nos ajudam bastante...

bruna disse...

otimo e muito bom ...

suianemoral@hotmail.com.br disse...

essa ideia é muito importante para conscientizar as pessoas q não tem conhecimento das concequencias que irao de acontecer no futuro.

suianemoral@hotmail.com.br disse...

maria clara,muito bom

Friigelitaa disse...

É um ótimo texto, e acima de tudo mostra o interesse do colégio e dos alunos pela questão abiental, quando se trata do solo, que usamos para tudo e muitas vezes disconsideramos sua importância.

manu gatinha disse...

Gostei muito do texto, pois nos faz ter a conciência de que devemos preservar o meio ambiente e concientizar as pessoas de fazer o q é certo para todas as pessoas, pois faz parte do nosso dia-dia:p

neryson disse...

otimo bastante interensante temos mesmo que cuida do nosso solo

Anônimo disse...

todos devem tomar consiencia do q estao fazendo, colaborarem para todos os requisitos apresentados
de uma maneira responsavel para nao so ajuda a escola
mais o meio ambiente em si!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Foi muito boa essa iniciativa ..

ph disse...

todos devem tomar consiencia do q estao fazendo, colaborarem para todos os requisitos apresentados
de uma maneira responsavel para nao so ajuda a escola
mais o meio ambiente em si!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Eu acho muito boa essa ideia da escola insentivar os alunos a se emportarem com o meio ambiente.

Anônimo disse...

Gostei, pois o meio ambiente é importante, para ajudar a conpreender bem para q não poluimos mais porquê prejudica a mim, a vc e a todos.

Anônimo disse...

muito bom,espero que muitas pessoas vejam este texto e se conscientizem.

Max disse...

é o texto ai fala q nos estaaaamos detruindo as florestas com a poluiçao entao vamos preservar as florestas ..........vlw anonimo

Anônimo disse...

nossa!!!! acho que deveriamos abrir o olhos pra o que é alertado, como o nosso futuro com o meio ambiente,e estão certo ao dizer que o homem é o único ser vivo que detroi seu habitate

Anônimo disse...

muito bom discutimos sobre o meio ambiente pois é um caso que envolve todos nos em geral pois tudo que esta acontecendo nos temou um pouco de culpa sobre isso se preservamos o meio ambiente tudo pode mudar basta querer

Anônimo disse...

MUITO INTERESANTE AFORMA DE DEBATE ESCOLHIDA NESSE TEXTO USANDO,A PROPRI TECNOLOGIA PARA AMENIZAR OS IMPACTOS AMBIENTAIS

Anônimo disse...

todo mundo sabe que não devemos poluir o meio ambiente pois trara no futuro muitos prejuizos para a humanidade mais ninguem liga.

Anônimo disse...

gostei do texto pois mostra o quanto devemos preservar o meio ambiente

Anônimo disse...

adorei acho q devemos todos colaborar para manter o meio ambiente limpo

Anônimo disse...

muito bom esse projeto sobre o meio ambiente muito interesante para debatermos sobre o nosso maior problema

alan disse...

o texto fala que os seres humanos estao acabando com as florestas com o aquecimento global anonimo

Anônimo disse...

LÊ LÁ EM BAIXO JUSSARA E AMIGOS



é muito legal as formas que o texto indica como se pode fazer a reultilização do solopor meio de metodos fisicos quimicos e outros.


by johnson:te amo MUITO JUSSARA SÓ VC QUE NAUM VÊ ISSOpor favor me dsa uma cance de ser e te fazer feliz!!!te amo mto!!!!!

grecia disse...

seria importante se todos prestassem atençao em textos dessa origem e se consientizassem de que a importancia do solo na nossa vida é indispensavel, pois sem ele nao terriamos a menor chance de sobrevivencia.

Anônimo disse...

muito bom!!!!!!!!!!!!!
bastante legal!!

Brennda disse...

" não tenho filosofia: tenho sentidos...
Se falo na Natureza não é porque saiba o que ela é.
Mas porque a amo, e amo-a por isso,
Porque quem ama nunca sabe o que ama
Nem por que ama, nem o que é amar..."
"A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas."

geovana disse...

achei muito bom

raquel disse...

esse texto fala sobre os que os seres humanos estão fazendo com a floresta e com isso causando o aquecimento global

Max disse...

é a poluiçao tras tantos estragos para as forestas .. o mundo ...e para nois como probeblemas........ e estamos segos diante desses problemas .e o aquecimento global tah aiiiiiiiiii ..... aê aki é maxmiller do polivalente do nonu ANO {A} FALOWWWWWWWWWWWWW anonimo

Brennda disse...

"A natureza pode suprir todas as necessidades do homem, menos a sua ganância" (Gandhi)
Vamos cuidar do meio ambiente.......Ele é fonte "inesgotavel" de vida!!!!!!

raquel disse...

vamos preservar o nosso meio ambiente pois desse jeito não vai pra frente

Lady.Onix disse...

Sem duvida e indispensavel a colaboração de todos,pois, as proporçoes são catastroficas e somente algumas pessoas não são suficientes para resolver esse grande problemas.Além do mais,não é justo que todos nos façamos a poluição e que apenas algumas pessoas o solucionem,e um dever de todos e devemos ajudar o maximo que pudermos.

FERNANDALINDA0988 disse...

nos dias de hoje as pessoas nao se preocupa com ambiente e isso pode acabar o nosso futuro e dos nossos filhos.

Anônimo disse...

e que olhando bem todos os dias que pisamos no solo sabemos que aquiilo tras muitas trastornos para gente como poluiçao e sa bendo q a maiaoria dos culpados sao industruiase sabendo que atinge somenteo solo mas o ar e as aguas

Lady.Onix disse...

Sem duvida e indispensavel a colaboração de todos,pois, as proporçoes são catastroficas e somente algumas pessoas não são suficientes para resolver esse grande problemas.Além do mais,não é justo que todos nos façamos a poluição e que apenas algumas pessoas o solucionem,e um dever de todos e devemos ajudar o maximo que pudermos.

Anônimo disse...

Após a revolução industrial os niveus de contaminação no solo evoluíram . As industrias atigem além do solo e a água, através do despejamento de substânçias quimícas. Existem vários resíduos que contaminam o ar e as águas , quando a área é afetada , ela ameaça a saúde e o bem da população .
AMANDA VALE BRANDÃO

Anônimo disse...

esse texto fala sobre o solo que esta sendo prejudicado por conta do uso excessivo das maquinas e das fabricas !
SAMUEL ALVES

Anônimo disse...

Devemos sim sem duvida ajudar a preservaçao do meio ambiente .Pois precisamos dele .Não devemos poluir o solo e nem jogar residuos toxicos nas aguas nem no solo que isso serve pricipalmente para as industrias .

Anônimo disse...

É uma das poluições mais vistas no nosso dia-a-dia, pois pessoas sem consciência nem ligam para o lixo da sua casa, jogam na rua, em terrenos baldios, enfim em locais inadequados.
Para acabar com isso é preciso a mobilização no sentido de moderar o uso de certas tecnologias e melhorar as formas de recolhimento de lixos.

Anônimo disse...

este problema esta acontecendo com frequencia, cada tempo q se passa o mundo esta ,planeta terra esta acontesendo.segundo pesquisa seria de 10 a 30 anos atraz essa consequencia q nois estamos sofrendo..
nos deverias-mos se preocupa no hoje!


fenix 1ºI

Anônimo disse...

achei muito enteressante quando fala sobre a mineraçao,ou seja a lavagem do solo para tentar amenizar a poluiçao.mas nao basta so a mineraçao tambem e preçiso consientizar a populaçao

Anônimo disse...

Esse texto fala um pouco que a poluiçao do solo esta crescendo muito e dificil combate a esse problema,e dura muito tempo pra nois ajudar ,ser cada um de nois participar nois iremos conseguir.

Anônimo disse...

O solo é muito importante para a sobrevivencia dos seres vivos, so que não enchergamos isso, e continuamos poluindo cada vez mais o nosso planeta "o solo fertiliza as sementes que nos fornecerão alimentos"

Anônimo disse...

O meio ambiente vem sofrendo com vários problemas desde que o homem "o descobriu", graças à isso temos que recuperar o tempo perdido,repondo àrvores que vem sendo arrancadas, evitando jogar lixo no chão, etc.Vendo muito bem estas novas ações que realizamos.

Anônimo disse...

O meio ambiente vem sofrendo com vários problemas desde que o homem "o descobriu", graças à isso temos que recuperar o tempo perdido,repondo àrvores que vem sendo arrancadas, evitando jogar lixo no chão, etc.Vendo muito bem estas novas ações que realizamos.

Anônimo disse...

a poluiçao do solo e algo preocupante.com os avanços tecnologicos surgiram os agrotoxicos,que deixaram o solo pobre.quando chove ele prejudica os lençois freaticos e rios.

тαyυαи_bяєиdα disse...

Hoje o acumulo de lixo no planeta é um dos maiores problemas enfrentados pelo homem! Tipo, chega a ser até nosso dever cuidar desse mundiinho aki (:

Grasielly disse...

O solo todos os dias asentamos os pés servede surporte para as habitantes poluído a nivel mundial e , as indrustria torna- se grande o solo. e também os aterros sanitários prejudicam intensamente o solo.

Anônimo disse...

a poluiçao e muito prejudiçial ao nosso solo os niveis de contaminaçao evoluiram muito e como tem pessoas que nao entendem acabam jogando lixo onde nao devem.

Anônimo disse...

é incrivel de acreditar de que em o solo do planeta terra em que vivemos esteja se destruindo gradativamente,com nossa culpa sabendo do que podemos previnir isso,mas não fazemos isso.

Anônimo disse...

as indústrias tornaram-se grandes fontes de contaminaçao a qual nao atingi somente o solo..

Anônimo disse...

O CHÃO NO QUAL PISAMOS,TAMBEM É MUITO ÚTIL NA NOSSA ALIMENTAÇÃO,POIS FERTILIZAM AS SEMENTES E NOS DÃO ONOSSO PÃO DE CADA DIA.POR ISSO DEVEMOS NOS PREOCUPAR CADA VEZ MAIS COM ONOSSO PLANETA,OU NÃO TEREMOS MAIS PLANETA PARA NOS PREOCUPAR.

HENRIQUE- 1ºI

Anônimo disse...

Com o avanço da tecnologia aumenta a poluição das indústrias, não só existe poluição no solo mas existe a poluição no ar nas águas etc, na agua e quando a o transporte de oleo ,petroleo por navios etc, que o transporte maritimo se quebra todo o oleo ou petroleo irá vazar e contaminar o mar (as águas) , pelo ar: as fabricas que poluem o ar com todo o material q a fabrica expelem, devemos cuidar melhor do nosso meio ambiente pratticando varias qações ecologicas.

Anônimo disse...

a obrigação e cuidarmos do meio ambiente vem desde que nasscemos. temos que preservá-lo para que possamos garantir o futuro das próximas gerações


Charles Weslley 1ºI

Anônimo disse...

eu achei um texto realista porque fala sobre os impactos da natureza

Brennda disse...

Mamos cuidar do meio ambiente!!!!

Anônimo disse...

Não cague debaixo da terra

suylane disse...

não poluir as florestas podemos tambem não fazer queimadas em terrenos baudios;naõ jogar lixo no chão e nem nos mares e etc...

suylane disse...

não poluir as florestas podemos tambem não fazer queimadas em terrenos baudios;naõ jogar lixo no chão e nem nos mares e etc...

GAMES disse...

Os agrotóxicos destroem nosso solo fazendo com que ele não fertilize e não dem alimentos e todos iremos morrer apenas usando alimentos industrializados e poder XAU se gostyou de meu comentário chek meu perfil :P XAU

cicera disse...

9Para mim a forma de tentar resolver isso é melhorando o racolhimento do lixo ,princinpalmente na escola,o solo vem sendo intesdamente poluído o nível ambiental;Os níveis de contaminação evoluiram muito...

Nome:Cicera Michelly
Série:9 c tarde

hallef disse...

e muito bom saber a importância do solo para termos conciencia de nao poluirmos o solo

neto disse...

gostei do texto muito bom

laysla disse...

o texto fala sobre o a poluiçao do solo.devemos ajudar a nao poluir o solo, nao jogando lixo em terrenos baldios,nao despejando residuos toxicos em qualquer lugar onde vc estaja.

entam nos seres humanos devemos se concientizar q nao podemos jogar lixo em lugar q nao é adequado.

MoreniinhaA disse...

BEM LEGAL...
POIS ASSIM NOS APRENDEREMOS MAIS SOBRE O MEIO AMBIENTE.
E DICAS E EXEMPLOS DO Q ESTA ACONTECENDO NO NOSSO MEIO AMBIENTE...
PESSOAL PRESERVEM O NOSSO MEIO AMBIENTE, O BEM PRECIOSO DE TODOS "
=D ;*

pedro_atiradordeelite disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
sarah disse...

O texto é muito legal, temos que cuidar do nosso solo pois ele é muito importante para nossa salde.

endy e keliane disse...

a poluição do solo esta se agravando cada vez mais com as pessoas jogando lixo nos terrenos baldis
Jogue lixo no lixo
endy
keliane

jaqueline disse...

atualmente a luta pela preservação ambiental tem sido um enorme problema para os ecologistas,pois e quase impossivel haver desenvolvimento sustentavel diante de uma sosiedade totalmente capitalista.

gilderlania disse...

Achei muito legal esse texto, pois fala de um assunto muito importante que é = " A POLUIÇÃO DO MEIO AMBIENTE" que está se agravando muito nos últimos dias;
eu acho que esse assunto deveria ser levado mais à sério, pois um dia será ele quem irá decidir nosso futuro!!!!!!

brena disse...

A poluição do solo é uma das atitudes erradas que o homem tem para com a natureza.
E são essas atitudes erradas que na atualidade tem provocado impactos ambientais.
São pequenos gestos que irão nos ajudar a hamenizar esse quadro de degradação,como:destinar o nosso lixo corretamente já que hoje em dia o quadro da poluição do solo é irreversível.

mael disse...

adorei o texto acho que o solo é muito importante devemos preserva-lo ...

lucas disse...

eu acho que o ser humano não esta cuidando
do meio anbiente como o mesmo merece .
tais qual a redução de energia a diminuir o processo de erozão no meio ambiente.

hyolanda disse...

Muito bom...
Esse texto serve pra que todos,ou pelo menos quem tem consciência,rever seus atos e tentar poluir menos!!!